As dez melhores atrizes de 2022

Centrais
Todas essas mulheres – à exceção de uma, que será vista como “a pior pessoa do mundo” – estão no limite. Fascinada pelos carros, uma delas precisa se transformar para sobreviver. Outra busca o aborto. Após descobrir que o marido foi executado por erro do sistema judicial, uma mulher pede retratação. Para completar, uma mãe de família deixa sua casa, pega a estrada e sua vida nos chega em recortes, entre dias felizes e trágicos.

Agathe Rousselle em Titane

Anamaria Vartolomei em O Acontecimento

Maryam Moghadam em O Perdão

Renate Reinsve em A Pior Pessoa do Mundo

Vicky Krieps em Hold Me Tight

Outros destaques: Achouackh Abakar Souleymane em Lingui, The Sacred Bonds; Alana Haim em Licorice Pizza; Florence Pugh em O Milagre; Jessica Chastain em Os Olhos de Tammy Faye; Kristen Stewart em Spencer; Léa Seydoux em France: Sob Os Holofotes; Michelle Yeoh em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo; Noomi Rapace em Lamb; Penélope Cruz em Mães Paralelas; Sofia Kappel em Pleasure; Taylor Russell em Até os Ossos; Tilda Swinton em Era Uma Vez um Gênio; Viola Davis em A Mulher Rei; Yû Aoi em A Mulher de um Espião.

***

Coadjuvantes
A freira experiente comanda o convento com mão de ferro: em alguns momentos, é uma aparição tão assustadora quanto a bruxa que aponta os caminhos de Macbeth. Contra os monstros que insistem em invadir a Terra, há a moça agitada, faladora, com roupas coloridas e, como um trauma, no Japão de textos afiados de Ryûsuke Hamaguchi, uma menina impõe o passado. Para compensar, fechamos com a paixão e a leveza de uma mulher na ilha em que viveu Ingmar Bergman.

Charlotte Rampling em Benedetta

Kathryn Hunter em A Tragédia de Macbeth

Keke Palmer em Não! Não Olhe!

Kotone Furukawa em Roda do Destino

Mia Wasikowska em A Ilha de Bergman

Outros destaques: Aitana Sánchez-Gijón em Mães Paralelas; Anne Hathaway em Armageddon Time; Bree Elrod em Red Rocket; Caitriona Balfe em Belfast; Carey Mulligan em Ela Disse; Frances McDormand em A Tragédia de Macbeth; Katsuki Mori em Roda do Destino; Kíla Lord Cassidy em O Milagre; Noémie Merlant em Paris, 13º Distrito; Reika Kirishima em Drive My Car; Suzanna Son em Red Rocket; Thuso Mbedu em A Mulher Rei; Toko Miura em Drive My Car; Toni Collette em O Beco do Pesadelo.

SOBRE O AUTOR:
Rafael Amaral é crítico de cinema e jornalista (conheça seu trabalho)

ACOMPANHE NOSSOS CANAIS: Facebook e Telegram

Veja também:
As dez melhores atrizes de 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s