Recordações de Longa Jornada Noite Adentro, por Katharine Hepburn

Foi uma grande experiência trabalhar com Sidney Lumet na direção, Ralph Richardson no papel masculino principal e Jason Robards e Dean Stockwell como meus dois filhos. É uma peça brilhantemente escrita, a personalidade da mãe descrita com tanta sensibilidade que dá vontade de fazê-la. Ensaiamos durante três semanas num salão da Segunda Avenida e decoramos as falas para que, quando fôssemos filmar num casarão velho de City Island, pudéssemos rodar cenas longas. Impossível ser melhor que o papel. O’Neill conhecia as pessoas, e sua análise daquele casal é realmente instigante. Bastava pensar, concentrar-se e interpretar as falas. Eu me sentia inteiramente apoiada pelas palavras. Uma experiência e tanto! Nunca vou esquecer.

Quando terminamos o filme, fizemos uma festinha muito modesta: comida e alguns músicos. Richardson de repente chegou perto; eu estava sentada conversando com a mulher dele, Mu Forbes. Convidou-me para dançar.

– Ah, Ralph – eu disse-, não danço há anos.

– Ora, vamos – disse a mulher dele -, dance com ele.

E lá fomos Ralph e eu, rodopiando juntos pelo salão. Quando a música parou, Ralph parou, afastou-se um tiquinho de mim, continuou com as mãos no meu ombro e, com uma voz macia de quem foi pego totalmente de surpresa, disse:

– Sabe o que mais, você é uma mulher muito atraente!

Katharine Hepburn, atriz, em sua autobiografia Eu – Histórias da Minha Vida (Editora Siciliano; pg. 232; tradução de Beth Vieira). Acima, Hepburn em cena; abaixo, a atriz nos bastidores de Longa Jornada Noite Adentro, de 1962.

ACOMPANHE NOSSOS CANAIS: Facebook e Telegram

Veja também:
Um filme, cem sonhos, por Abbas Kiarostami

Um comentário sobre “Recordações de Longa Jornada Noite Adentro, por Katharine Hepburn

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s