Bastidores: Pacto Sinistro

Para interpretar o senador Morton, o cineasta procurou outro velho conhecido, Leo G. Carroll, de Rebeca, a Mulher Inesquecível (1940), Quando Fala o Coração (1945), Agonia de Amor (1947) e Intriga Internacional. Restava ainda a personagem de Barbara Morton, a outra filha do senador. O agente da atriz Pat Hitchcock, filha do diretor, ligou para ela sem o conhecimento do pai e aconselhou-a a ler o roteiro e apresentar-se. No dia marcado, Hitchcock tratou a filha como a uma desconhecida: entrevistou-a, fez o teste e finalmente reconheceu seu valor. “Nunca falamos sobre Pacto Sinistro em casa. Na filmagem, [meu pai] me dirigia e me criticava. Para ele, poderia ter sido Jane Jones ou Patricia Hitchcock”, recordou anos depois a atriz.

De 20 a 25 de outubro foram filmadas as cenas na Penn Station, em Nova York; na estação central de Danbury, em Connecticut, convertida na mítica cidade de Metcalf; e em diversas locações em Washington. No fim do mês a equipe voltou para Los Angeles.

Em Hollywood, o ritmo de trabalho foi extenuante. Começavam às 7h e nunca terminavam antes das 21h. Em Chatsworth, um subúrbio de Los Angeles, foi construído um parque de diversões completo. Farley Granger falou várias vezes sobre a atitude de Hitchcock durante a filmagem: “Às vezes parecia triste, então eu perguntava a ele se havia alguma coisa errada. ‘Ah, estou tão entediado’, respondia. E estava mesmo. Tinha imaginado tudo, e agora só esperava que a metade daquilo se refletisse no filme”. Também revela que Hitchcock, em todas as suas filmagens, escolhia um ator para importunar. Em Pacto Sinistro a escolhida foi [Ruth] Roman.

Fez também sua filha Patricia passar maus bocados. Segundo um texto do departamento de imprensa da Warner, Pat pediu para dar uma volta na roda gigante. Quando esta chegou ao ponto mais alto, Hitchcock determinou que a detivessem e apagassem as luzes. Deixou o lugar no escuro e foi embora filmar o lado oposto do parque enquanto sua filha gritava feito louca lá em cima. Só terminou com a “brincadeira” uma hora depois.

As sequências de jogos de tênis foram filmadas em Southgate. O tenista profissional Jack Cushingham treinou Granger e fez o papel de seu adversário nas sequências das partidas; como as tomadas gerais foram filmadas na outra costa dos Estados Unidos e meses antes, nota-se claramente serem quadras diferentes. Hitchcock manteve sua postura e nunca tirou seu paletó, apesar do calor de 36 graus que, somado a seu peso excessivo, muito o fazia sofrer.

Gregorio Belinchón, jornalista do El País, em Pacto Sinistro – Coleção Folha Clássicos do Cinema vol. 5 (pgs. 23 e 24). Abaixo, Alfred Hitchcock com o ator Farley Granger e, na outra imagem, com a filha e atriz Patricia.

ACOMPANHE NOSSOS CANAIS: Facebook e Telegram

Veja também:
Bastidores: M, o Vampiro de Düsseldorf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s