O erotismo da cultura de massa, por Edgar Morin

O erotismo libertino do século 18 excluía a alma e o amor. O erotismo da cultura de massa se esforça para reconciliar a alma e o Eros. No cinema, o erotismo e o imaginário são, reciprocamente, meio e fim um do outro. A indústria de Psique e a indústria de Eros são uma e a mesma indústria. É notável que o filme ocidental faça força para unir conteúdos do amor puro, platônico e cortês à virulência do desejo físico que se satisfaz junto à prostituta. Ele superimpressiona para fazer um único rosto da imagem da mulher-irmã e da mulher-meretriz. O cinema é o cadinho da extraordinária braçagem de alma e de erotismo. Elabora uma nova figura de Eros e Psique, unidos no beijo na boca. E isso corresponde à ordem das coisas: o mundo da cultura de massa não é o mundo privado de alma, mas um mundo enviscado de alma; o mundo da cultura de massa não é um mundo entregue à sexualidade bruta, mas impregnado de erotismo epidérmico.

O capitalismo, baseando-se nessas fontes de lucro, excitou simultânea e correlativamente a alma, o Eros, o amor. O erotismo serve de lançadeira entre os olimpianos, os astros cinematográficos, o cinema, a imprensa, a publicidade, o querer-seduzir, o querer-amar. Incita a todos os consumos e, é claro, também ao consumo amoroso. É o denominador comum entre o universo do amor, o da produção dos valores femininos e o do consumo.

Edgar Morin, antropólogo, sociólogo e filósofo francês, em Cultura de Massas no Século XX – O Espírito do Tempo (Grupo Editora Nacional; pg. 118). Acima e abaixo, Julia Roberts em Uma Linda Mulher. No filme de Garry Marshall de 1990, ela é a prostituta que “faz tudo”, menos beijar na boca. Mas, nesse conto de fadas com prostituição limpinha e bonequinhas de luxo, sabemos que tal regra será facilmente quebrada.

ACOMPANHE NOSSOS CANAIS: Facebook e Telegram

Veja também:
James Dean – o anjo e o mito, por Glauber Rocha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s