Soberba, segundo Vinicius de Moraes

Soberba é um filme em que Orson Welles realmente existe como artista. Eu achava fundamental uma experiência de pura direção para Orson Welles. Foi bom, assim. Caracterizarem-se seus defeitos e suas qualidades. Os defeitos, os principais, são um certo gosto de brilhar e uma certa falta de contenção. Mas essa falta de contenção é também uma de suas melhores qualidades. De repente, graças ao desatino, ele atinge coisas que positivamente ninguém atingiu em Cinema. A cena da morte de Isabel Amberson (Dolores Costello) está acima de qualquer elogio. A direção, em toda sequência da festa, apesar de dois ou três exageros e “fitas” sem necessidade, é segura, usando de uma movimentação excelente, que, essa, é segredo de Orson Welles. Uma invenção.

Não tenho dúvida em dizer que Orson Welles é hoje o primeiro homem do cinema americano, com todos os seus abusos de câmera e angulação. Uma imagem como a do velho major Amberson (Richard Bennett), ante aquela lareira invisível – um close-up enorme de rosto como um sol amarelo -, pensando na morte, é de uma força monumental. Talvez haja um certo mau gosto misturado, mas que importância tem! O rosto refletido de George Amberson (Tim Holt) na vidraça, ao sair o inimigo odiado, Eugene (Joseph Cotten), da casa onde sua mãe morria, é um instante poderoso de cinema na sucessão. Soberba tem muitos defeitos. Mas suas virtudes são tais que os tornam desimportantes. Orson Welles está longe da perfeição; mas às vezes chega a tocar com o dedo o coração do mundo.

Vinicius de Moraes, poeta e cronista, no jornal A Manhã (“O coração do mundo”, republicado em O Cinema de Meus Olhos; organização de Carlos Augusto Calil; Companhia das Letras; págs. 176 e 177). Acima, Dolores Costello e Tim Holt em cena de Soberba; abaixo, o cineasta Alex Viany, Orson Welles e Vinicius de Moraes, em Los Angeles, 1947.

ACOMPANHE NOSSOS CANAIS: Facebook e Telegram

Veja também:
O cinema, segundo Orson Welles

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s