Centrais
Diferentes tipos de explosão (ou implosão): a dona de casa que passa a engolir objetos, a dançarina sexualmente livre, a velha bailarina vista como louca, a garota em busca do aborto. Há espaço também para as crianças: as lindinhas que adoram “aparecer” e a menina atrás de sua mãe.
Haley Bennett em Swallow
Helena Zengel em Transtorno Explosivo
Marcélia Cartaxo em Pacarrete
Mariana Di Girolamo em Ema
Sidney Flanigan em Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre
Menção honrosa: elenco infantil de Lindinhas
Outros destaques: Adèle Haenel em Retrato de uma Jovem em Chamas; Awkwafina em A Despedida; Chiara Mastroianni em Quarto 212; Chutimon Chuengcharoensukying em Happy Old Year; Clara Riedenstein em A Portuguesa; Elisabeth Moss em O Homem Invisível; Gwei Lun-Mei em O Lago do Ganso Selvagem; Honor Swinton Byrne em The Souvenir; Jessie Buckley em Estou Pensando em Acabar com Tudo; Krista Kosonen em Dogs Don’t Wear Pants; Noémie Merlant em Retrato de uma Jovem em Chamas; Renée Zellweger em Judy: Muito Além do Arco-Íris; Saoirse Ronan em Adoráveis Mulheres; Valerie Pachner em Uma Vida Oculta; Yong Mei em Até Logo, Meu Filho.
Coadjuvantes
As mais jovens – a atriz de Hollywood, a garota de aparência selvagem – vivem em mundos paralelos. Do outro lado, as mais velhas reproduzem, em tom alto ou baixo, algo real: a morte que não se enxerga, a necessidade de controlar o grupo de homens e a dor fruto da injustiça.
Amanda Seyfried em Mank
Julia Valentova em O Pássaro Pintado
Kathy Bates em O Caso Richard Jewell
Shuzhen Zhao em A Despedida
Viola Davis em A Voz Suprema do Blues
Outros destaques: Aleksandra Konieczna em Corpus Christi; Apasiri Chantrasmi em Happy Old Year; Eliza Rycembel em Corpus Christi; Florence Pugh em Adoráveis Mulheres; Jessica Cressy em Martin Eden; Julia Fox em Joias Brutas; Julia Valentova em O Pássaro Pintado; Juliette Binoche em High Life; Maria Bakalova em Borat: Fita de Cinema Seguinte; Mia Goth em High Life; Penélope Cruz em Wasp Network: Rede de Espiões; Tilda Swinton em The Souvenir.
Veja também:
As dez melhores atrizes de 2019
Apesar de ser considerado um filme fraco, Era Uma Vez zum SONHO traz Emmy Adams e Glenn Close em atuações Fantásticas
Bem lembrado. Abraços.