Chabrol: sobre personagens, nouvelle vague e burguesia

Procuro fazer com que ele [o espectador] siga o mesmo caminho que eu: que esteja, ao mesmo tempo, identificado com o personagem, para poder compreendê-lo sem julgá-lo, e distanciado com relação a suas reações.

 

(…)

 

Há uma certa responsabilidade quando se faz um filme: o espectador pode tomar como exemplo coisas que vê na tela. Não se pode negar que muitos comportamentos de jovens delinquentes sejam um pouco influenciados por um certo gênero de cinema. Mas eu não trabalho nesse domínio. Com relação a personagens que se comportam de maneira anormal, procuro fazer com que eles sejam compreendidos, mas também com que o espectador tenha uma visão adulta dos fatos, que saiba vê-los de forma crítica.

 

(…)

 

No começo [da nouvelle vague] eu não tinha a impressão de pertencer a uma escola, mas a um grupo de amigos. A nouvelle vague não era nada além disso. Cada um tinha um temperamento. Não tenho a impressão de ter evoluído muito de lá para cá. Minhas preferências, por exemplo, continuam as mesmas. É claro que, por um lado, meus filmes são mais sofisticados, mas, por outro, devo ter perdido um pouco da espontaneidade. Há muito charme no que é malfeito, “desengonçado”.

 

(…)

 

Eu trato da burguesia porque venho dela. Mas confesso que o comportamento de uma certa parte da burguesia me é desagradável. Há uma fanatização da propriedade – minha mulher, minha casa, meu trabalho, meu país.

Claude Chabrol, cineasta, em entrevista à jornalista Cecília Sayad na Folha de S. Paulo (27 de abril de 1998; leia aqui na íntegra). Acima, Chabrol; abaixo, o diretor ao lado de uma de suas musas, Isabelle Huppert.

Curta nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube

Veja também:
25 filmes para refletir sobre a relação entre patrões e empregados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s