Spike Lee: “Nenhum negro jamais me perguntou: ‘O Mookie fez a coisa certa?’. Nunca”

(…) os negros entendem perfeitamente por que Mookie [personagem vivida pelo próprio Spike Lee em Faça a Coisa Certa] jogou a lata de lixo através da janela. Nenhum negro jamais me perguntou: “O Mookie fez a coisa certa?”. Nunca. Apenas os brancos. Os brancos são assim: “Oh, eu gostava muito do Mookie até aquele momento. Ele é um bom personagem. Por que ele teve de jogar a lata de lixo pra fora da janela?”. Os negros não têm nenhuma dúvida em sua cabeça do porquê daquilo.

 

Pergunta: Sim, mas porque você faz uma coisa e se o que você faz é a coisa certa são coisas muito diferentes. Eu sei porque ele fez aquilo, mas…

 

Mas apenas os brancos querem saber por que ele fez aquilo. Palestrei em 25 universidades no ano passado, e isso foi tudo o que me perguntaram: “O Mookie fez a coisa certa?”.

 

Pergunta: o que você disse a eles?

 

Mookie está fazendo aquilo em resposta ao assassinato pela polícia do Radio Raheem, com o infame Michael Stewart se engasgando, em frente de seu rosto – também sabendo que não foi a primeira vez que algo assim aconteceu, nem a última. O que as pessoas precisam entender é que qualquer baderna que já aconteceu aqui nos Estados Unidos, envolvendo negros, aconteceu por causa de um pequeno incidente como esse: tiras matando alguém, tiras batendo numa mulher negra grávida. São incidentes assim que espalham o tumulto em todo o país. E tudo o que estávamos fazendo era usar a História. Mookie não pode açoitar a polícia, porque a polícia já tinha ido embora. Tão logo Radio Raheem estivesse morto, eles jogaram seu traseiro nos fundos do carro e deram o fora de lá para entrar na sua própria história.

Spike Lee, cineasta, em entrevista a David Breskin, na revista Rolling Stone (10 de julho de 1991; reproduzida no livro As Melhores Entrevistas da Revista Rolling Stone; editora Larousse; pg. 272). Acima, Lee em Faça a Coisa Certa.

Curta nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube

Veja também:
Em dois filmes, algumas experiências visuais de Spike Lee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s