A história da versão colorida de Carrossel da Esperança, primeiro longa de Jacques Tati

Quando Carrossel da Esperança foi filmado, em 1947, Tati usou duas câmaras: uma com negativo preto-e-branco e outra com um filme a cores, utilizado ainda como curiosidade, mas inédito no cinema comercial.

 

O recurso de duas câmaras se mostrou útil quando os laboratórios franceses da época se mostraram tecnicamente incapazes de fazer as cópias coloridas. O jeito foi lançar o filme em preto-e-branco mesmo.

 

A técnica, chamada Thomson-Color, usava um filme positivo, em vez do negativo de onde se fazem as cópias que são exibidas no cinema. O positivo pode ser projetado, mas torna muito mais difícil que se tirem cópias.

 

Provavelmente, Tati ficou impressionado quando viu as primeiras projeções de seu filme em cores, mas, só mais tarde, soube que era inviável lançá-lo comercialmente nas salas de exibição.

 

O positivo a cores original se perdeu, mas Tati guardou uma cópia dele em preto-e-branco, encontrada pela filha do cineasta Sophie Tatischeff. Com a ajuda do fotógrafo de cinema François Ede, ela resgatou as cores originais por meio da moderna tecnologia de colorização por intermédio de computadores.

 

Não se trata, porém, de um simples acréscimo de cores, porque Tatischeff e Ede se basearam em entrevistas com pessoas que participaram da filmagem, na recuperação das cores imaginadas por Tati.

 

Os depoimentos deixados por Tati, morto em 1982, mostram que sua intenção era lançar o filme a cores.

 

Ele mandou pintar de cinza as portas e janelas da pequena cidade do interior da França, onde foi filmado Carrossel da Esperança.

 

Desta maneira, as cores eram introduzidas aos poucos no filme pela chegada do parque de diversões à cidade, traduzindo visualmente o crescendo de emoção da pacata população.

Carlos Henrique Santiago, da Agência Folha, no jornal Folha de S. Paulo (“Filme de Tati estreia com versão em cores”; Caderno Ilustrada, 27 de outubro de 1995; leia aqui a matéria completa). Acima e abaixo, imagens de uma cópia colorida de Carrossel da Esperança.

Curta nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube

Veja também:
Tati antes de Hulot

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s