Kiarostami analisa O Garoto, de Charles Chaplin

Na sociedade iraniana, há relações fortes entre garotos e os homens que não são seus pais. Os pais vão trabalhar e as relações com outros adultos, como os tios, os primos, os vizinhos, o entorno, são às vezes mais fortes que as relações com o pai. Não havia visto o filme [O Garoto] assim, mas agora percebo uma similaridade com os meus. Em O Garoto, como em meus filmes, E a Vida Continua, por exemplo, o pai troca de lugar com o filho. O menino tem a última palavra. Ele é o adulto.

 

(…)

 

Nunca havia pensado que este filme voltaria a me impressionar tanto. Sabia que o havia visto quando tinha entre 10 e 15 anos e que não o havia visto de novo. Mas agora, vejo de outra maneira, não como naquela época, nem como um espectador comum. Este filme se relaciona comigo enquanto cineasta e por isso me comove. Hoje, ao vê-lo novamente, percebo que sem dúvida ele me marcou inconscientemente: anos depois, filmei uma cena similar [em O Vento nos Levará, uma pessoa esconde-se sob um amontoado de capim e se movimenta, o que sugere uma piada visual semelhante à outra vista em O Garoto, na qual um menino quase desaparece sob um amontoado de flores]. A novidade deste filme está na direção, que é fabulosa, o modo como a história é contada, a desenvoltura de Chaplin na arte de narrar apesar de o filme ser mudo. O problema do cinema atual é que as pessoas já não sabem contar histórias.

 

(…) 

 

Há uma similaridade entre os meus filmes e os de Chaplin, mas nem por isso manejamos a câmera da mesma maneira. As semelhanças são inevitáveis, porque há em nosso cinema uma lógica de vida e não uma lógica de imagem.

Abbas Kiarostami, cineasta, em entrevista à série Chaplin Today, nos extras do DVD brasileiro (Versátil Home Vídeo). Acima, Jackie Coogan e Chaplin em cena marcante de O Garoto.

Curta nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube

Veja também:
Rossellini, inspiração para Truffaut

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s