Hitchcock segundo Janet Leigh

(…) ele tinha uma visão de cada filme e era o que ele fazia. Eis o porquê de sua câmera ter sido única. Porque sua câmera contava a história de tal forma que levava a plateia a um ponto e a imaginar a partir daquele ponto o que aconteceria dali em diante. Por isso não se via obviedades, era-se levado a um ponto de onde a imaginação e a própria visão fariam o resto.

 

E ele dava a seu público aquela oportunidade, e é por isso que acho que seus filmes têm poder de permanência, porque algo que é criado e é parte de uma força criativa é muito mais potente do que… Quando você vê uma faca penetrando um corpo, isto não significa tanto quanto se imaginar que se vê, porque se imagina a faca de forma bem pior do que se vê.

 

(…)

 

As imagens dele eram muito completas na sua mente. Uma vez um jovem diretor foi admitido no set como observador por três dias com o Sr. Hitchcock. E é claro que ele se mostrou bastante interessado. Mas ao fim do terceiro dia ele foi até o Sr. Hitchcock e perguntou: “Sabe, em todas as cenas durante estes três dias o senhor disse: ‘Posicione a câmera ali’, mas o senhor nunca olhou pela câmera”. No que o Sr. Hitchcock respondeu: “Bem, não há necessidade.”, ele disse, “Sei onde a câmera está, sei o que é a lente e o que está por dentro dela. Sei o que está sendo mostrado”. Eis o quão meticuloso e absoluto era seu conhecimento.

 Janet Leigh, atriz, em um painel de discussão com outras atrizes que trabalharam com Alfred Hitchcock: Tippi Hedren, Karen Black, Suzanne Pleshette e Eva Marie Saint, conduzido por Greg Garrett (“As mulheres de Hitchcock sobre Hitchcock”, publicado no catálogo Hitchcock, da mostra organizada pelo CCBB no Brasil; pgs. 349, 355 e 356). Leigh trabalhou com Hitchcock em Psicose, no qual interpreta Marion Crane. Acima, a atriz é dirigida pelo mestre; abaixo, nos bastidores do filme.

Curta nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube

Veja também:
John Huston segundo Anjelica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s