A trágica morte de El Hedi ben Salem

Fassbinder era ele próprio um marginal. Seu pai morreu quando ele era jovem, sua mãe usava o cinema como baby-sitter, ele foi gay quando isso não era aceitável, era baixo e pouco atraente. Não é necessário esforço para ver que O Medo Devora a Alma é a história de seu próprio caso de amor com o alto e bonito El Hedi ben Salem. E não é difícil ver a autocrítica na forma como Emmi [personagem de Brigitte Mira, companheira de Salem no filme] reflete inconscientemente os preconceitos de sua sociedade contra estrangeiros.

 

(…)

 

Alguns meses após a morte de Fassbinder (em 1982, aos 37 anos, devido a drogas e álcool), eu estava no júri do Festival de Cinema de Montreal com Daniel Schmid, um diretor suíço-alemão que conhecia Fassbinder muito bem. Ele me contou o final da história de El Hedi ben Salem, que chegou à Alemanha vindo das montanhas do norte da África e mergulhou na órbita de Fassbinder.

 

“A Alemanha era um mundo estranho para ele”, disse-me Schmid. “Ele começou a beber, foi ficando tenso e então foi para um lugar em Berlim e esfaqueou três pessoas. Então, voltou para Rainer e disse: ‘Agora você não precisa mais ter medo de mim’. Ele se enforcou na cadeia”.

Roger Ebert, crítico de cinema (a crítica completa pode ser lida aqui, em inglês). Segundo o site IMDb, o suicídio de ben Salem não foi informado Fassbinder, que só descobriu o caso no fim de sua vida. Acima, ben Salem em O Medo Devora a Alma; abaixo, com Fassbinder nas filmagens de O Mercador das Quatro Estações, no qual faz apenas uma participação.

Curta nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube

Veja também:
Como Anna Karina entrou para o mundo do espetáculo (e seu encontro com Godard)

Um comentário sobre “A trágica morte de El Hedi ben Salem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s