Primeiro é preciso avisar: ao longo de décadas, o Oscar tem se revelado mais justo que o Globo de Ouro, premiando filmes mais consistentes. Por outro lado, em algumas edições o prêmio da imprensa estrangeira em Hollywood acertou em cheio. Observação: a lista abaixo é baseada apenas nas categorias de melhor filme, filme estrangeiro e diretor.
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES: Facebook e Telegram
2022: Ataque dos Cães vence como melhor drama
Quem ganhou o Oscar? No Ritmo do Coração
Observações: O trabalho de Jane Campion parecia imbatível, mas o Oscar deixou-se dobrar pela mensagem de superação de um filme inferior.

2018: Três Anúncios para um Crime vence como melhor drama
Quem ganhou o Oscar? A Forma da Água
Observações: Ainda que não esteja à altura do filme de Martin McDonagh, o de Del Toro não faz feio. O mexicano ganhou o Globo de Ouro de diretor.
2011: A Rede Social vence como melhor drama
Quem ganhou o Oscar? O Discurso do Rei
Observações: Difícil crer que a Academia deixou de premiar o belo filme de Fincher e deu lugar ao “certinho britânico” guiado por Tom Hooper.
2006: O Segredo de Brokeback Mountain vence como melhor drama
Quem ganhou o Oscar? Crash – No Limite
Observações: Outro caso curioso. O ganhador do Oscar sequer foi indicado ao Globo de Ouro. A obra de Ang Lee é superior em tudo.
2002: Robert Altman vence como melhor diretor por Assassinato em Gosford Park
Quem ganhou o Oscar? Ron Howard por Uma Mente Brilhante
Observações: A Academia deixou passar a última oportunidade de premiar o gênio Altman, que pouco depois receberia um Oscar honorário.
1999: Central do Brasil vence como melhor filme estrangeiro
Quem ganhou o Oscar? A Vida é Bela
Observações: Mais um caso em que o ganhador do Oscar foi ignorado totalmente pelo Globo de Ouro. Nem Benigni foi indicado a melhor ator.
1983: E.T.: O Extraterrestre vence como melhor drama
Quem ganhou o Oscar? Gandhi
Observações: Aqui vale o detalhe: Gandhi venceu o Globo de Ouro como melhor estrangeiro, o que abriu espaço para o filme de Spielberg.
1980: Francis Ford Coppola vence como melhor diretor por Apocalypse Now
Quem ganhou o Oscar? Robert Benton por Kramer vs. Kramer
Observações: Mesmo sem o prêmio de melhor filme, a obra de Coppola levou uma merecida estatueta de direção, além de trilha e ator coadjuvante.
1978: Um Dia Muito Especial vence como melhor filme estrangeiro
Quem ganhou o Oscar? Madame Rosa – A Vida à Sua Frente
Observações: O longa-metragem francês que ficou com o Oscar é pouco lembrado. A Academia perdeu a oportunidade de premiar o grande Scola.
1977: Sidney Lumet vence como melhor diretor por Rede de Intrigas
Quem ganhou o Oscar? John G. Avildsen por Rocky: Um Lutador
Observações: Rocky tem seus méritos. Um bom filme. Mas Rede de Intrigas é uma obra-prima, o melhor filme já feito sobre o universo da televisão.
1974: Loucuras de Verão vence como melhor comédia
Quem ganhou o Oscar? Golpe de Mestre
Observações: O filme de George Roy Hill nem foi indicado ao Globo de Ouro de melhor comédia. O Exorcista venceu como melhor drama.
1971: M.A.S.H. vence como melhor comédia
Quem ganhou o Oscar? Patton, Rebelde ou Herói?
Observações: O ganhador do Oscar foi indicado na categoria de drama, mas perdeu para o lagrimoso Love Story, que também levou melhor diretor.
1964: Elia Kazan vence como melhor diretor por Terra de Um Sonho Distante
Quem ganhou o Oscar? Tony Richardson por As Aventuras de Tom Jones
Observações: O filme de Richardson é adorável, ainda que a Academia tenha dado crédito demais a ele. Kazan fez uma obra-prima e merecia mais.
1956: Vidas Amargas vence como melhor drama
Quem ganhou o Oscar? Marty
Observações: Kazan, de novo! James Dean em uma tragédia sobre relações familiares. Marty tem alguma originalidade e boas intenções.
SOBRE O AUTOR:
Rafael Amaral é crítico de cinema e jornalista (conheça seu trabalho)
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES: Facebook e Telegram

Veja também:
Os dez melhores filmes do anos 90 segundo a Cahiers du Cinéma
Eu dei uma pausa no artigo depois de ler um erro fatal do autor. Em 1999, “Central do Brasil” só ganhou o Golden Globe porque os produtores de “A Vida é Bela” não conseguiram inscrever o filme a tempo do deadline exigido pelo Globo de Ouro. E apesar de “Central do Brasil” ser uma obra prima brazuca, “A Vida é Bela” é melhor ainda, de longe! Então o Oscar acertou em 99, pelo filme ser notavelmente melhor e imagino que levaria o Golden Globe também se tivesse sido inscrito a tempo.
Ok, mas, para mim, Central continua melhor que A Vida é Bela. A lista é pessoal. Então, para mim, o Oscar ainda cometeu um erro.