Como Anna Karina entrou para o mundo do espetáculo (e seu encontro com Godard)

Eu fiquei um pouco assustada. Meu avô sempre me disse para nunca falar com estranhos, mas eu é que era a estranha em Paris. Precisava falar com as pessoas para arrumar trabalho. (…) Assim, comecei a fazer fotos para revistas e catálogos. Até que houve um dia em que estava num estúdio e uma estilista veio falar comigo. Ela disse que ouviu que eu queria ser atriz e perguntou meu nome. Respondi. Aí ela me falou que eu deveria largar aquele nome e passar a me chamar Anna Karina. Soava melhor. A mulher era Coco Chanel. Eu nem sabia de quem se tratava, não conhecia aquele mundo.

 

(…)

 

Eu era uma criança, muito tímida. Não ficaria nua de maneira alguma, muito menos com aquele sujeito que usava óculos escuros o tempo todo me pedindo. Ainda assim, ele me chamou para seu filme seguinte, O Pequeno Soldado [rodado em 1960, mas lançado apenas em 1963 por conta da censura francesa, que não aprovava as cenas de tortura]. Logo falei que não ficaria nua, e ele me disse para não me preocupar, que era um filme político. (…) Em seguida, começamos a namorar e nos casamos. Eu o amava, amava trabalhar com ele, mas a vida privada foi muito difícil. Eu era jovem, ele era um homem dez anos mais velho. Às vezes ele saía para comprar cigarro e só reaparecia três semanas depois. Aquela situação foi ficando insuportável para mim.

Anna Karina, atriz, em entrevista ao jornal O Globo (“Musa de Godard, Anna Karina fala de suas memórias”; 14 de junho de 2012; leia aqui). Como relata a matéria do jornal, a atriz nasceu na Dinamarca como Hanne Karin e chegou a Paris com 17 anos, “fugindo da casa da mãe por não se dar bem com o padrasto”. A situação relatada, sobre ficar nua, deve-se ao convite de Godard para que Anna estivesse em seu primeiro longa, Acossado. Acima, a atriz em O Pequeno Soldado.

Curta nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube

Veja também:
Quem é Jean-Luc Godard?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s