A música como ligação entre planos, segundo Agnès Varda

Enquanto estava filmando, eu sabia que haveria música apenas nas caminhadas de Mona. Eu decidi fazer 12 planos em movimento. Todos os doze movimentos são da direita para a esquerda, enquanto ela caminha sozinha. Eu os chamei de “GS”, a “grande série”. Todos têm algo especial para se ver. No final de um grande movimento passamos a Sandrine [Sandrine Bonnaire, atriz] e a câmera para em uma máquina agrícola. E o próximo movimento, talvez cinco ou seis minutos depois, começa com uma máquina agrícola e termina, por exemplo, em trilhos. Eu pensei que os olhos poderiam memorizar as coisas, como uma visão contínua com a qual as pessoas sentissem ou adivinhassem que os planos em movimento estavam conectados.

 

(…)

 

Para homenagear a música do filme, nós colocamos todos os planos em movimento juntos. Assim, dá para ver as passagens claramente e, mais importante, ouvir a música inteira. Eu espero que essa apresentação de Joanna Bruzdowicz [compositora da trilha sonora do filme] faça com que você aprecie mais a música, mas também o ajude a entender minha intenção ao conectar todos os planos de caminhada. Juntá-los assim [força uma mão contra a outra] talvez seja um pouco brusco. Ainda acho que algumas pessoas conseguiram sentir essa conexão entre as sequências, mesmo com a distância que as separava. Era uma forma de dizer que ela [a personagem] sempre segue em frente. Sua caminhada é interrompida pelas pessoas que encontra, mas a verdade básica é que Mona está andando para sua morte ao som de uma música chamada “La Vita”.

Agnès Varda, cineasta, realizadora de Sem Teto, Nem Lei, nos extras do digipak Agnès Varda (DVD 2; Obras-Primas do Cinema). Acima, a atriz Sandrine Bonnaire com a diretora; abaixo, uma cena do início do filme, na qual a trilha de Joanna Bruzdowicz é utilizada.

Curta nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube

Veja também:
Como Georges Méliès descobriu o poder da montagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s