Bellocchio: “o cinema é essencialmente forma”

Tenho que confessar que, apesar de apreciar muito certos filmes explicitamente engajados – e penso em títulos de Rosi e Petri, em primeiro lugar -, esse modo de fazer cinema nunca me interessou realmente. Ao longo dos anos, sempre procurei falar de política por meio de escolhas extremamente particulares, evitando a denúncia aberta e até mesmo, às vezes, traindo a reconstrução objetiva dos fatos. Para dar um exemplo evidente, em Bom Dia, Noite me permiti contar os dias do sequestro de Aldo Moro de maneira absolutamente transfigurada. Foram muitos os que me acusaram: “Por que a visão da libertação de Moro, se a história teve um desdobramento diferente?”. Sinceramente, não me interessava propor novamente a realidade dos fatos, e sim colocar em evidência um sentimento diferente, que também habitava a alma de alguns brigatisti [membros das Brigadas Vermelhas]. Vejo, porém, que o cinema chamado engajado está voltando com força à ribalta, e isso é até justo, considerando o estado de angústia, este sim verdadeiramente global, que todos sentimentos em relação ao futuro do mundo. Penso, todavia, que premiar um filme por seu conteúdo, como aconteceu com a Palma de Ouro conferida ao documentário de Michael Moore [Fahrenheit 9/11], é sem dúvida nobre, mas prejudicial em relação à forma; e o cinema é essencialmente forma. É isso: diante dos temas que alguns autores abordam tem-se a impressão de que cada vez mais, nos júris dos festivais importantes, a beleza e a pesquisa linguística acabam relegadas em benefício da mensagem.

Marco Bellocchio, cineasta, em entrevista para Angela Prudenzi e Elisa Resegotti, no livro Cinema Político Italiano (Cosac Naify; pgs. 144 e 146). Acima, Bellocchio nas filmagens de Vincere; abaixo, nas de Bom Dia, Noite.

Curta nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube

Veja também:
Herzog: “O cinema, como a grande música, conforta o espírito”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s