Oito filmes sobre a grandeza de um professor

Profissão nobre, fundamental, em alguns países nem sempre valorizada. Oito professores que causam inspiração – em oito filmes que merecem destaque, dos clássicos aos modernos – ganham espaço na lista abaixo. Alguns são muito conhecidos, outros nem tanto.

Adeus, Mr. Chips, de Sam Wood

A história de um professor ao longo de décadas, o senhor Chips (Robert Donat). E o mestre inspirador, aqui, é o contraponto aos tempos sombrios que se aproximavam com a Primeira Guerra Mundial.

Sementes de Violência, de Richard Brooks

O professor vivido por Glenn Ford depara-se com vandalismo, com alunos criminosos, e tenta ser o agente de transformação. Um de seus estudantes é interpretado pelo grande Sidney Poitier.

O Milagre de Anne Sullivan, de Arthur Penn

Anne Bancroft dá um show de atuação nesse grande filme de Arthur Penn. É a professora cega que dá aulas a uma menina cega e surda, tentando fazer com que ela comunique-se com o mundo ao redor.

Ao Mestre, com Carinho, de James Clavell

Aluno em Sementes de Violência, Poitier passa à posição de professor. O cenário é uma escola de Londres. Seus alunos, problemáticos, tentam expulsar o mestre do local. A música de Lulu marcou época.

A Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter Weir

Algumas frases são rememoradas com facilidade. O professor de Robin Williams tenta algo difícil: fazer com que os alunos, em uma escola conservadora, pensem com independência, embalados pela poesia.

Nenhum a Menos, de Zhang Yimou

Uma professora de primeira viagem assume uma classe em região afastada, como substituta, após a saída de outro educador. Quando um dos alunos foge para a cidade, ela faz de tudo para trazê-lo de volta.

Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet

O difícil cotidiano em uma escola francesa, em tom realista, com conquistas e frustrações de um professor. Ao fim, quando uma aluna diz não ter aprendido nada durante o ano, o drama fica maior.

O que Traz Boas Novas, de Philippe Falardeau

Um imigrante argelino assume um difícil missão: dar aula a crianças que acabaram de viver uma tragédia, o suicídio da professora anterior. Um filme bonito, delicado e infelizmente nem sempre lembrado.

Veja também:
A Primavera de uma Solteirona, de Ronald Neame

Curta nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube

8 comentários sobre “Oito filmes sobre a grandeza de um professor

  1. Devem ser ótimos filmes ! Sempre gosto de filmes que abordam o trabalho do professor. Sugiro um que mostra uma viagem de um velho professor: ” Morangos silvestres ” , de Bergman.

  2. Não vi todos esses, mas achei falta de dois fundamentais: “Madadayo” de Akira Kurosawa e “Conrack” de Martin Ritt, com Jon Voigt.

    …mas, valeu!@ vou procurar os que não vi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s