Oito filmes sobre a grandeza de um professor

Profissão nobre, fundamental, em alguns países nem sempre valorizada. Oito professores que causam inspiração – em oito filmes que merecem destaque, dos clássicos aos modernos – ganham espaço na lista abaixo. Alguns são muito conhecidos, outros nem tanto.

Adeus, Mr. Chips, de Sam Wood

A história de um professor ao longo de décadas, o senhor Chips (Robert Donat). E o mestre inspirador, aqui, é o contraponto aos tempos sombrios que se aproximavam com a Primeira Guerra Mundial.

Sementes de Violência, de Richard Brooks

O professor vivido por Glenn Ford depara-se com vandalismo, com alunos criminosos, e tenta ser o agente de transformação. Um de seus estudantes é interpretado pelo grande Sidney Poitier.

O Milagre de Anne Sullivan, de Arthur Penn

Anne Bancroft dá um show de atuação nesse grande filme de Arthur Penn. É a professora cega que dá aulas a uma menina cega e surda, tentando fazer com que ela comunique-se com o mundo ao redor.

Ao Mestre, com Carinho, de James Clavell

Aluno em Sementes de Violência, Poitier passa à posição de professor. O cenário é uma escola de Londres. Seus alunos, problemáticos, tentam expulsar o mestre do local. A música de Lulu marcou época.

A Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter Weir

Algumas frases são rememoradas com facilidade. O professor de Robin Williams tenta algo difícil: fazer com que os alunos, em uma escola conservadora, pensem com independência, embalados pela poesia.

Nenhum a Menos, de Zhang Yimou

Uma professora de primeira viagem assume uma classe em região afastada, como substituta, após a saída de outro educador. Quando um dos alunos foge para a cidade, ela faz de tudo para trazê-lo de volta.

Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet

O difícil cotidiano em uma escola francesa, em tom realista, com conquistas e frustrações de um professor. Ao fim, quando uma aluna diz não ter aprendido nada durante o ano, o drama fica maior.

O que Traz Boas Novas, de Philippe Falardeau

Um imigrante argelino assume um difícil missão: dar aula a crianças que acabaram de viver uma tragédia, o suicídio da professora anterior. Um filme bonito, delicado e infelizmente nem sempre lembrado.

Veja também:
A Primavera de uma Solteirona, de Ronald Neame

Curta nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube

10 comentários sobre “Oito filmes sobre a grandeza de um professor

  1. Devem ser ótimos filmes ! Sempre gosto de filmes que abordam o trabalho do professor. Sugiro um que mostra uma viagem de um velho professor: ” Morangos silvestres ” , de Bergman.

  2. Não vi todos esses, mas achei falta de dois fundamentais: “Madadayo” de Akira Kurosawa e “Conrack” de Martin Ritt, com Jon Voigt.

    …mas, valeu!@ vou procurar os que não vi.

  3. Infelizmente, faltou citar um excelente filme. “Conrack” de 1974 com John Voight no pepel título. O professor fazendo diferença numa comunidade negra, isolada numa ilha da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Grande filme do diretor Martin Ritt. Lamentável ele não ser citado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s