Todos os filmes abaixo foram lançados no Brasil em 2017. Todos – embalados por boas críticas e prêmios, além da participação em importantes festivais – prometiam, no mínimo, alguma empolgação. E todos, de alguma forma, terminaram se revelando verdadeiros fiascos. Detalhe: a lista é fruto de uma opinião pessoal.
10) A Criada, de Park Chan-wook
Sobram tentativas de criar cenas impactantes, e de mesclá-las a momentos eróticos. De mão pesada, sempre com previsíveis reviravoltas, mulheres pequenas e perigosas, o diretor coreano não faz mais que outro vazio exercício de estilo. Leia a crítica
9) Corra!, de Jordan Peele
Outro exemplo de filme superestimado. Em um tempo em que pouco ou quase nada chama a atenção, é natural que algo como Corra! passa-se por “original” ou “impactante”. Não que a ideia seja ruim. Falta alma, transborda artificialismo. Leia a crítica
8) Lion: Uma Jornada para Casa, de Garth Davis
Tão elogiado, chegou a ser indicado ao Oscar. Dá para entender, e reforça a ideia de que a Academia não é sinônimo de qualidade. Melhor com crianças do que com adultos, o filme está cheio de imagens belas e situações manjadas. Leia a crítica
7) De Canção em Canção, de Terrence Malick
Malick esteve outras vezes próximo do vazio. E por pouco não caiu nele. Em De Canção em Canção a queda é inevitável: consegue ser ainda pior que o anterior, Cavaleiro de Copas, com seus modelos em situações cotidianas, fingindo naturalidade. Leia a crítica
6) Passageiros, de Morten Tyldum
Outra boa ideia desperdiçada. Os belos do momento (Jennifer Lawrence e Chris Pratt) estão isolados no espaço. Aprendem a se amar. Amarrado ao filme de gênero, sem ousadias, o longa naufraga como mais um entretenimento passageiro, entre tantos. Leia a crítica
5) Aliados, de Robert Zemeckis
Outra junção de astros que não deu certo. A cena de sexo entre Brad Pitt e Marion Cotillard pode figurar entre as piores da História do Cinema, quando estão sozinhos no deserto. Misto de história de amor e paranoia, sem qualquer graça ou paixão. Leia a crítica
4) Até o Último Homem, de Mel Gibson
O tipo de material que clama pela guerra enquanto finge criticá-la, com sua personagem certa e irretocável, o bom menino cristão, sonho de consumo para qualquer mãe em busca do bom partido para a filha. Gibson, de novo, cheio de arroubos dramáticos. Leia a crítica
3) Alien: Covenant, de Ridley Scott
O público deu sorte: Ridley Scott ficou fora da direção de Blade Runner 2049, o qual assina apenas como produtor. Há um bom tempo o cineasta de Alien, o Oitavo Passageiro não consegue emplacar nada de interessante, como se vê em Covenant. Leia a crítica
2) It: A Coisa, de Andy Muschietti
Fenômeno de bilheteria, o filme prova que o gênero terror está vivo como nunca. Em cena, um punhado de sustos, um palhaço irritante e algumas crianças graciosas que, em algum lugar do passado, para boa parte do público já viu em ação. Leia a crítica
1) Mãe!, de Darren Aronofsky
Nenhum filme foi tão discutido em 2017 (até o momento) quanto Mãe! Há quem ame, há quem deteste. Aronofsky lançou mão da câmera trepidante, de um pouco de escuro, do isolamento, além de uma personagem feminina sempre a apanhar, sempre a última a saber. Mais uma bobagem vendida como “grande arte”. Leia a crítica
Veja também:
Os 20 melhores filmes sobre prostituição
Achei muito superficial sua análise. Isso me parece até um “click bait”
Hacksaw Ridge é um dos filmes sensacionais que assisti esse ano ( e olha que nem tenho religião, o que poderia afomentar mais) e você diz ser simples. Aliás, nada foi dito sobre os filmes além de “Simples”. Analises fracas.
Olá Bruno, obrigado pela opinião. O espaço de texto desta lista é pequeno. No entanto, no fim de cada texto há o link para a crítica. E, vale ressaltar de novo, a lista é pessoal. Abraços!
seu gosto pessoal é uma merda, se me permite o comentário aqui nesse espaço democrático. o tipo de pessoa que vc é procurando click com listinha polêmica me faz ficar enojado com o nome “CINEMA” no título desse sitezinho. mas ei, aqui estou eu ne? então foi oq importou, continue assim campeão.
Listas como essa correspondem a uma pequena parte do que existe no site. Consulte, se informe, e depois venha com pedras.
lixo de publicação
Viva a democracia! 🙂
Olá Rafael. Eu concordo com 80% de sua lista: CORRA, ALIEN, ALIADOS, LION e DE CANÇÃO… concordo com você.
Sobre IT, tb acho que ele não entregou o que promete (a julgar pelo inicio que foi excelente), mas é que para mim, não foi um filme de terror, foi uma aventura e fantasia.
A CRIADA e MÃE, ainda não assisti, mas quero muito ver MÃE (mesmo não sendo fã da atriz).
O PASSAGEIROS… achei clichê demais!
Parabéns pelo texto e pelas criticas.
Adorei a parte “Mais uma bobagem vendida como “grande arte”.” – Hoje em dia é normal esses filmes!
Obrigado pelas considerações. Grande abraço!
Vejam minha lista! Vejam minha lista! Odeiem e eu ganho clicks
Como diz Macunaíma: “Ai, que preguiça!”.
UM POST DE 2017 QUE PROMETEU MUITO E ENTREGOU POUCO (OU NADA). Baita click bait, ainda perdi meu tempo vindo aqui ler e dar um view.
As opiniões são sérias e pessoais – e, pelo visto, em nada correspondem às suas.
Excelente post, Rafael. Interessante como temos opiniões diferentes sobre alguns desses filmes, mas ao mesmo tempo concordamos em vários aspectos deles.
Interessante também é essa virulência da internet que te enche de pedras por ter uma opinião simplesmente pelo fato de ser diferente da sua.
Parabéns pelo post e pelo site, amigo.
Obrigado, querido! Realmente é difícil expor opiniões contrárias às da maioria. Não há problema nenhum em gostarem de “Mãe!” ou de “Alien”. Na internet, se não falamos o que confirma o gosto dos outros, somos linchados. Crítica não é guia de consumo. Grande abraço!
Legal, nem concordo 100% mas nem preciso, acho legal poder dizer o gosto e tudo bem. Existe uma intolerância muito grande hj em dia, tem pessoas que não sabem dialogar, acho legal poder colocar seu parecer e isso causar um debate saudável. Desses tiraria 3, Lion, Passageiros e Aliados, que gostei!!!!
Mas de resto concordo, tem uns que não gostei mesmooooooooooooo
Obrigado pelas palavras. Grande abraço e siga acompanhando o blog!
Discordo muito da sua lista. Mas segue a vida. Impressionante as pessoas jogando ódio nos comentários, são APENAS filmes. Segue o trampo, Rafael!!
Bem isso mesmo: não precisamos concordar com tudo. Mas a internet é um poço de ódio sem fim. Grande abraço.
Até o último homem tem nota 8,2 no IMDB. E Aliados nota superior a 7.
Sua crítica é mais um caça-clique do q embasada em alguma coisa. Mas claro que vc vai dizer q ‘gosto é pessoal’.
Desde quando IMDB é padrão de qualidade? Leia, amigo!
Essa publicação prometeu muito e não entregou nada
É sempre assim: “falou mal do filme que gosto? Então está errado!”. Abraços!
Sobre Alien – Covenant, eu nem tive coragem para ir ver o filme dado o trailer Tétrico. Acho o Ridley Scott alias um embusteiro. A mim ele não engana. Até o ultimo homem, tem doses cavalares de religiosidade que me deixou enjoado pra cacete. Foi só o que eu vi da lista.
Obrigado pelo comentário. Volte sempre. Abraços!
eu gosto de criticas negativas, mesmo não concordando com a maioria, confesso ter ficado curioso em saber quais são os 10 melhores se esses foram os 10 superestimados
Olá Alex. Obrigado pelo comentário. Essa lista não aponta os piores, mas produções superestimadas. No fim do ano será publicada a lista dos melhores. Abraços!
É sua opinião e eu respeito,mas achei muito radical!
Lista sem conteúdo ou crítica, parece que simplesmente leu os nomes dos filmes mais discutidos no ano e escolheu aleatoriamente pra colocar aí. Péssimo mesmo…
Na verdade nós fizemos de forma diferente: escrevemos o nome de todos os filmes de 2017 em pequenos pedaços de papel, colocamos tudo num saco e sorteamos dez. Aí ficou assim. Forte abraço!
quais os seus 4 filmes favoritos em particular.Rafael? para letterboxd seriam incluídos.
Olá. Sim, meus quatro favoritos estão destacados no Letterboxd. Publicarei ainda hoje a lista dos melhores de todos os tempos, meu top 250. Fique ligado!