Ao revisar a prostituição no cinema, vale retornar à frase de abertura de Lúcia McCartney, uma Garota de Programa, filme de David Neves lançado no início dos anos 70: “(…) as necessidades que o cinema e a prostituição satisfazem são as mesmas (…), os homens vão ao bordel como vão ao cinema”. Depois, perto do fim, a obra indica que o bordel é o espaço da ficção. Um pouco como o cinema, portanto.

Nas telas, a prostituição ocupou inúmeros filmes. Mas a maioria apenas incluiu uma personagem prostituta ou gigolô. Poucos se debruçaram sobre a prática ou a ela dedicaram maior abordagem, como se vê nos 20 filmes abaixo. Outras grandes obras foram consideradas para essa lista, como O’Haru: A Vida de uma Cortesã, Manila nas Garras de Néon e Ádua e Suas Companheiras, entre outras. Apesar de possuírem personagens em vida prostituta, não se lançam por completo no tema.
ACOMPANHE NOSSOS CANAIS: Facebook, YouTube e Telegram
Os filmes abaixo falam também do corpo, da guerra, de questões sociais ainda urgentes. Não tratam do tema com moralismo, a julgar a prática com facilidade. Não deixam saídas fáceis. O critério desse ranking leva em conta a abordagem da prostituição na tela, não necessariamente o resultado final do filme. À lista.
20) A Mulher Infame, de Kenji Mizoguchi
Garota honesta retorna para casa e passa a viver com a mãe, a dona de um bordel. Ambas se apaixonam pelo mesmo homem.
19) O Céu de Suely, de Karim Aïnouz
Sem o marido e sem dinheiro, Hermila torna-se Suely e passa a rifar o próprio corpo, em “uma noite no paraíso”. Enfrenta a ira da cidade.
18) Jovem e Bela, de François Ozon
Homenagem a A Bela da Tarde, de Buñuel, sobre uma colegial que marca programas na internet e, com seu papel, torna-se mulher.
17) Nunca aos Domingos, de Jules Dassin
Melina Mercouri brilha nesse filme engraçado, com um homem que tenta convencer uma prostituta a deixar sua vida infame.
16) Despedida em Las Vegas, de Mike Figgis
Em Las Vegas, cidade iluminada, falsa, escritor alcoólatra apaixona-se por uma bela prostituta. História de amor improvável.
15) Gigolô Americano, de Paul Schrader
O melhor em seu ofício, gigolô sofisticado termina em uma teia de suspense após uma de suas clientes ser assassinada.
14) Era Uma Vez em Nova York, de James Gray
Mulher imigra para os Estados Unidos e, com a irmã detida e sob as forças de um homem instável, vê-se obrigada a se prostituir.
13) Mulheres no Front, de Valerio Zurlini
Um grupo de mulheres gregas é levado para o front de batalha, para satisfazer os desejos dos homens do exército italiano.
12) L’Apollonide, de Bertrand Bonello
O cotidiano de uma “casa de tolerância”, entre passado e presente, entre sequências violentas e sensibilidade.
11) Rua da Vergonha, de Kenji Mizoguchi
Último filme do mestre Mizoguchi, sobre a vida decadente e difícil de algumas prostitutas no bordel Terra de Sonhos.
10) História de uma Prostituta, de Seijun Suzuki
Outro filme sobre prostituição em meio à guerra, dessa vez sobre as japonesas levadas ao confronto contra os chineses na Manchúria.
9) Noite Vazia, de Walter Hugo Khouri
Obra-prima do cinema nacional, sobre dois amigos que saem com duas prostitutas, em uma noite de diálogos fortes e revelações.
8) Noites de Cabíria, de Federico Fellini
A prostituição a partir de uma personagem cheia de ternura, vítima dos homens, cujo fim leva à estrada, ao inesquecível sorriso.
7) Viver a Vida, de Jean-Luc Godard
A trajetória de Nana, com seu cabelo à la Louise Brooks, outra vítima dos homens no ainda melhor filme do francês Godard.
6) Pretty Baby, de Louis Malle
Menina cresce em um bordel ao lado da mãe, também prostituta, e causa fascinação em um fotógrafo de passagem pelo local.
5) Perdidos na Noite, de John Schlesinger
O caubói vai para Nova York na esperança de faturar alto como garoto de programa. A realidade encontrada é outra.
4) Klute, o Passado Condena, de Alan J. Pakula
Ao investigar o desaparecimento de um homem, investigador vê-se apaixonado por uma prostituta. Oscar de atriz para Jane Fonda.
3) Portal da Carne, de Seijun Suzuki
A vida das prostitutas no pós-guerra e a tentativa de sobreviver à presença dos estrangeiros, clientes que elas não querem.
2) Mulheres da Noite, de Kenji Mizoguchi
O retrato devastador da prostituição em tempos de guerra, entre a pobreza e a necessidade de sobrevivência.
1) A Bela da Tarde, de Luis Buñuel
Entediada com sua vida comum, cheia de desejos ocultos revelados em sonhos, mulher casada passa a frequentar um bordel, sempre à tarde, e se vê entre diferentes homens e fetiches. É o filme mais lembrado do mestre Buñuel.
Veja também:
12 diferentes fetiches explorados pelo cinema
Ótima lista. Me lembronde três filmes que poderiam ser incluídos, um com Al Pacino onde ele é um policial que se passa por garoto de programa, o chinês Laternas Vermelhas e Garotos de Programa com Keanu Reeves e River Phoenix. Tem um nacional também muito bom com Vera Holtz, Otávio Agusto sobre prostituição infantil.
O do Al Pacino é ótimo e se chama Cruising. Obrigado pelas palavras, abraços!
Pouco sobre a prostituição masculina. Merecia um material especial sobre o assunto.
Olá Ulisses. A lista contempla filmes ótimos sobre a prostituição masculina, como o Perdidos na Noite. Ainda assim, vale uma lista sim. Obrigado pelo toque! Abraços!
Adorei a lista! Desconheço alguns e já vão p minha lista..mas senti falta de Pixote com Marilia Pera; Uma linda mulher (sei que é romântico mas traduz a influência sobre a geração 90); Táxi Driver e outros dois brasileiros Cidade Baixa e Madame Satã.
Você lembrou de títulos importantes e caros a mim. Não entraram, no caso de Pixote e Taxi Driver, porque não os considero “sobre” prostituição, ainda que esta esteja presente. Ainda assim, obrigado pela lembrança. Abraços e retorne mais vezes!
Obrigada por compartilhar.
Obrigado pela visita!