A partir de 26 de maio, o Sesc Pinheiros, em São Paulo, recebe o curso Kusturica: Humanista Excêntrico, sobre um dos grandes cineastas em atividade no mundo: o sérvio Emir Kusturica. O curso será dado pelo jornalista e crítico de cinema Rafael Amaral, à frente do Palavras de Cinema, e mergulha na obra de Kusturica, passando por quase toda sua carreira, com apresentação de cenas e análises com os alunos.
Sobre inscrição e preço do curso, consulte aqui. Abaixo, o conteúdo das quatro aulas.
Aula 1 (26/05)
As origens do cineasta/ o primeiro curta-metragem: Guernica (análise)/ o sucesso de Você se Lembra de Dolly Bell? e os traços que acompanharão o cineasta em todos seus filmes seguintes/ Os primeiros sinais fellinianos no cinema de Kusturica/ a nostalgia, o fascínio pelo cinema e o olhar do mundo ocidental/ A consagração de Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios com a Palma de Ouro.
Aula 2 (02/06)
A abordagem política e análise de cenas de Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios (a comédia na Iugoslávia de Tito, pouco após a Segunda Guerra Mundial)/ Vida Cigana, a primeiro incursão de Kusturica no universo dos ciganos e o filme que marca sua entrada no chamado “realismo mágico”/ Análise de Vida Cigana.
Aula 3 (09/06)
Arizona Dream: Um Sonho Americano: Kusturica faz um filme nos Estados Unidos/ Os traços do diretor sobrevivem ao cinema americano/ A segunda Palma de Ouro: Underground – Mentiras de Guerra/ As influências do desmembramento da Iugoslávia e da Guerra da Bósnia em Underground/ A construção da personagem de Kusturica, suas distorções e o clima onírico/ A crítica ao governo comunista iugoslavo.
Aula 4 (16/06)
Gato Preto, Gato Branco: o retorno ao universo dos ciganos em outra comédia/ O povo cigano: as contradições entre as tradições e o mundo moderno/ O retorno a Cannes com A Vida é um Milagre/ Análise de A Vida é um Milagre/ Promessas e os trabalhos posteriores de Kusturica/ A importância da obra de Kusturica.
Veja também:
Guernica, de Emir Kusturica