O assunto é delicado, causa revolta. Alguns dos filmes abaixo não buscam entender as vítimas e preferem o olhar dos adultos – policiais, familiares, jornalistas e até os próprios criminosos. Outros, como o documentário Leaving Neverland, dá voz aos que sofreram os abusos. São, no geral, filmes contundentes, sobre crimes que muitas vezes começam nos ambientes menos imaginados, como a Igreja e a própria família. À lista.
Na Captura dos Friedmans, de Andrew Jarecki
A vida de uma família é colocada de cabeça para baixo quando, em 1987, a polícia prende o professor de informática Arnold, acusado da prática de pedofilia. O poderoso documentário de Jarecki, indicado ao Oscar, mostra o drama dos familiares ao descobrirem que, além do pai, o filho mais velho também participava desses crimes.
O Lenhador, de Nicole Kassell
Fita pequena e provocadora sobre um pedófilo (Kevin Bacon) que tenta se reintegrar à sociedade enquanto lida com seus desejos. O desespero aumenta quando ele aluga um apartamento de frente a uma escola infantil e passa a ver os movimentos de outro pedófilo pelo local. O mérito do filme é não lançar julgamentos fáceis.
Polissia, de Maïwenn
A rotina de uma delegacia francesa voltada a crimes contra crianças, a BPM (Brigada de Proteção dos Menores). Em meio aos policiais, uma fotógrafa desajeitada (a própria diretora) acompanha os casos e dramas particulares – o difícil dia a dia de profissionais em meio aos problemas que, em maior parte, começam dentro de casa.
A Caça, de Thomas Vinterberg
Um suposto caso de pedofilia é a saída para o diretor Vinterberg discutir a intolerância. Moradores de uma pequena cidade passam a perseguir um professor, mesmo sem provas sólidas, quando uma criança – filha do melhor amigo do protagonista – diz ter sido molestada pelo homem. Como o professor, Mads Mikkelsen ilumina a tela.
O Clube, de Pablo Larraín
Obra magistral, em tons escuros e à beira-mar, quase sempre fria, sobre padres afastados da Igreja. Eles são quase esquecidos após alguns crimes contra crianças e outros membros da instituição religiosa. Ainda no início, com um novo padre, surge por ali uma das vítimas, que relata os abusos. É o suficiente para mudar a rotina do local.
Spotlight: Segredos Revelados, de Tom McCarthy
Padres e vítimas pouco aparecem. O filme dá espaço à investigação dos jornalistas do Boston Globe: em um espetacular trabalho para unir as peças, por meses eles apuraram inúmeros casos de pedofilia envolvendo padres da Igreja Católica. Pior ainda, descobriram como a instituição escondia os mesmos crimes.
Leaving Neverland, de Dan Reed
Produzido pela HBO e lançado em duas partes, o documentário traz a história de dois homens que, quando garotos, teriam sido abusados sexualmente por Michael Jackson. Os relatos são fortes e a obra rapidamente ganhou polêmica. Fãs do cantor e seus familiares atacaram os rapazes que se dizem vítimas, companheiros de Michael em viagens, shows, publicidade e, claro, em estadas em Neverland.
Veja também:
A Caça, de Thomas Vinterberg
Cinco bons filmes recentes sobre clausura