Os dez melhores filmes com Robert De Niro

O abismo entre os primeiros filmes de Robert De Niro e os mais recentes tornou-se evidente. Antes de se tornar um astro, em filmes como Os Cinco de Chicago, já havia ousadia em sua trajetória – o que continuou depois e resultou em seu papel em O Poderoso Chefão – Parte 2, nas incursões pelas obras de Martin Scorsese e dois Oscars na bagagem.

Dentro e fora das telas, De Niro sempre pareceu difícil: mesmo quando interpretava papéis que lhe permitiam ser amável, como em Tempo de Despertar, soava um tanto impenetrável. Era quase sempre amargo e durão. Isso seria ainda mais evidente nos filmes com Scorsese, pelos quais ganharia os contornos do mafioso ou do homem perturbado, como no recente O Irlandês. Na atualidade, erra mais do que acerta. Deixa saudades.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES: Facebook / Threads / Telegram

10) Coração Satânico, de Alan Parker

É o próprio Demônio, enganador, perfeito para De Niro. A cena mais famosa, claro, é aquela em que descasca o ovo – metáfora para sua relação com o protagonista. Um coadjuvante de peso que rouba todas as cenas.

9) O Último Magnata, de Elia Kazan

O terreno das grandes estrelas – nos Estados Unidos do cinema clássico, no mundo dos estúdios de Hollywood – tem esse homem amargo que, sem querer, descobre o amor. Último filme do mestre Elia Kazan.

8) Fogo Contra Fogo, de Michael Mann

O encontro com Pacino em uma mesma cena. De Niro é o criminoso controlado, calculista, um samurai que não deixa homem nenhum para trás – menos ainda seus algozes. Talvez o melhor filme de Mann.

7) O Franco Atirador, de Michael Cimino

Três amigos saem de uma pequena cidade americana e seguem à Guerra do Vietnã. De metalúrgicos, passam a soldados. Mais tarde, dois retornam mutilados – física e mentalmente – e um terceiro fica para trás.

6) Caminhos Perigosos, de Martin Scorsese

Logo em sua primeira cena, De Niro, como Johnny Boy, destrói uma caixa do correio. Ao longo do filme, ele converte-se em todos os problemas do protagonista (Harvey Keitel). Primeira parceria com Scorsese.

5) Era Uma Vez na América, de Sergio Leone

A terceira parte da chamada Trilogia da América de Leone: visão bela e profunda sobre a relação entre amigos, que crescem nas ruas, no mundo do crime, até a possível deterioração com a chegada da vida adulta.

4) Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese

Novamente como coadjuvante, De Niro está ao meio: não tem a consciência de transformação do protagonista, nem o instinto assassino da personagem de Joe Pesci. Mas é igualmente fundamental a essa obra-prima.

3) Touro Indomável, de Martin Scorsese

Talvez em seu maior momento, o ator interpreta o lutador Jake LaMotta, cujo temperamento difícil revela-se dentro e fora do ringue, na relação com o irmão e com a mulher, em diferentes fases de sua vida.

2) Taxi Driver, de Martin Scorsese

O ator está perfeito como o homem perturbado que volta da guerra e, de táxi, circula pela noite de Nova York, atrás de concretizar seu desejo, entre anjos e demônios: “limpar” toda a sujeira que está por ali.

1) O Poderoso Chefão – Parte 2, de Francis Ford Coppola

O papel já foi de Brando e, na segunda parte, terminou com De Niro. Não poderia haver escolha melhor. Seu amor à família e frieza na hora de se tornar um criminoso mostram os dois lados desse grande trabalho.

AUTOR: Rafael Amaral, crítico e jornalista

Veja também:
Os dez melhores filmes de todos os tempos, segundo Bong Joon-ho

3 comentários sobre “Os dez melhores filmes com Robert De Niro

Deixe um comentário