Ganhadores como Gladiador, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei e Crash: No Limite revelam que, tratando-se de Oscar, uma década até então nunca tinha sido tão desinteressante. Alguns indicados, contudo, compensam, superam – e de longe – os vencedores. É a década do 11 de Setembro, com Michael Moore tão vaiado quanto aplaudido ao ganhar o Oscar por Tiros em Columbine, com Polanski e Scorsese finalmente ganhando suas estatuetas – mas não por seus melhores trabalhos.
10) Capote, de Bennett Miller (2005)
A obra desenrola-se após um crime brutal, na relação de um escritor com os criminosos e no desenrolar da criação de um livro seminal: A Sangue Frio. Truman Capote é cheio de defeitos e em momentos leva à repulsa.
Ganhador do Oscar naquela edição: Crash: No Limite
9) Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino (2009)
Uma moça judia que trabalha em um cinema e alguns vingadores decretam o fim dos inimigos nazistas nesse filme original. É cheio de falsidades históricas, o que só amplia o prazer dessa sessão cheia de violência.
Ganhador do Oscar naquela edição: Guerra ao Terror
8) O Aviador, de Martin Scorsese (2004)
DiCaprio interpreta o magnata Howard Hughes, com beldades ao lado, dinheiro para gastar em filmes e projetar aviões, além de coragem para enfrentar políticos corruptos. Para completar, um homem cheio de fobias.
Ganhador do Oscar naquela edição: Menina de Ouro
7) Boa Noite e Boa Sorte, de George Clooney (2005)
O apresentador de televisão Edward R. Murrow compra briga com o senador Joseph McCarthy, contra sua “caça às bruxas”. O clima é de medo, e o filme todo se desenrola em ambientes fechados, em belo preto e branco.
Ganhador do Oscar naquela edição: Crash: No Limite
6) As Horas, de Stephen Daldry (2002)
Enquanto a escritora Virginia Woolf sofre com depressão, seu livro Mrs. Dalloway muda a vida de outras pessoas, décadas mais tarde. Três vidas, três mulheres, em épocas diferentes. Um dia na vida de cada uma.
Ganhador do Oscar naquela edição: Chicago
5) Sobre Meninos e Lobos, de Clint Eastwood (2003)
Três garotos têm a infância marcada por um crime que continuará a persegui-los. Décadas depois, todos terão suas vidas ligadas por outro crime: o assassinato da filha de um deles. Um dos grandes momentos de Clint.
Ganhador do Oscar naquela edição: O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
4) O Tigre e o Dragão, de Ang Lee (2000)
Com esse filme de artes marciais, o diretor de Razão e Sensibilidade traz grandes cenas de ação e ainda deixa espaço para uma história de amor. Destaque, entre tantas sequências, para a luta no interior do restaurante.
Ganhador do Oscar naquela edição: Gladiador
3) Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman (2001)
Como em A Regra do Jogo, personagens em uma casa de campo começam a se revelar. Aos poucos, com a relação entre os ricos e seus criados, o assassinato deixa de ser o mais importante aqui. Altman genial, de novo.
Ganhador do Oscar naquela edição: Uma Mente Brilhante
2) O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee (2005)
A história de amor entre dois rapazes um pouco brutos, às vezes surpreendentemente sensíveis. De tempos em tempos, eles reencontram-se e lutam para ficar juntos, mesmo com os obstáculos da sociedade ao redor.
Ganhador do Oscar naquela edição: Crash: No Limite
1) Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson (2007)
Essa obra-prima tem Daniel Day-Lewis em seu melhor papel. Com as mãos molhadas de sangue e petróleo, ele é o explorador que passa por cima de todos para ter o que deseja, e vive uma relação conflituosa com o filho.
Ganhador do Oscar naquela edição: Onde os Fracos Não Têm Vez
Veja também:
Os dez melhores filmes indicados ao Oscar que não venceram o prêmio (nos anos 1990)
A lista tem filmes do mesmo ano e simplesmente não do porque o filme mencionado merecia ganhar.
Sobre Meninos e Lobos é fantástico, mas não melhor que SdA.
O objetivo não é dizer se era ou não melhor que o ganhador de determinado ano, tampouco eleger um por ano, mas apenas apontar os melhores filmes entre aqueles que não ganharam. O autor do blog considera sim Sobre Meninos e Lobos melhor que Senhor do Anéis. Abraços, volte mais vezes.
Muito boa a lista! Pretendo ver os que ainda não vi.
Quando Crash….ganhou e na minha opinião… merecidamente…pq o filme é espetacular….se pudesse ter empate… seria entre Crash e
O Segredo de Brokeback Mountain….ambos obras primas…. assim como os dois, existem vários nessa lista que deveriam empatar…😉