São raras as edições do Oscar em que Meryl Streep não aparece entre as indicadas. Vencedora do prêmio três vezes, em 2015 ela concorre a melhor coadjuvante por Caminhos da Floresta, dessa vez como uma bruxa. Nada melhor que lembrar, por isso, essa carreira incrível, de filmes variados e papéis desafiadores.
Ainda que suas personagens guardem diferenças óbvias, principalmente quando vive a bruxa de um universo de fantasia, é possível encontrar os traços de Meryl em quase todas. O principal talvez seja a comum fragilidade levada aos dramas, em grandes papéis como em A Escolha de Sofia, As Horas, ou mesmo quando sai do esperado em Silkwood.
“Meryl não se cansa. Ela é durona nos ensaios e em tudo mais. Ela pode até fazer graça, mas nada é brincadeira para Meryl”, disse o produtor Joseph Papp, em entrevista à revista Rolling Stone, em um perfil da atriz publicado em 1981.
A lista abaixo não traz necessariamente as melhores interpretações da atriz, mas os melhores filmes, segundo este blog, com os quais ela esteve envolvida.
10) Silkwood – O Retrato de uma Coragem, de Mike Nichols
9) Adaptação, de Spike Jonze
8) A Mulher do Tenente Francês, de Karel Reisz
7) As Horas, de Stephen Daldry
6) As Pontes de Madison, de Clint Eastwood
5) Kramer vs. Kramer, de Robert Benton
4) A Escolha de Sofia, de Alan J. Pakula
3) Manhattan, de Woody Allen
2) O Franco Atirador, de Michael Cimino
1) Entre Dois Amores, de Sydney Pollack
CADE O DIABO VESTE PRADA E O MAMMA MIA SÃO FILMES MUITOOOOOOO BONS E NÃO ESTÃO NA LISTA
Tá faltando IRONWEED, do Babenco, nessa lista, hein?
Chegou a ser considerado, mas no fim não entrou. Tratando-se de uma atriz como essa, e de tantos filmes bons que fez, é difícil fazer tudo caber em dez títulos. Obrigado pelo comentário, abraços!