Os 100 melhores filmes dos anos 70

Resumir dez anos de grandes filmes em 100 títulos é um desafio. A década de 70 oferece misturas, cinemas variados, como a Novo Hollywood, o Novo Cinema Alemão, os filmes pipoca de Hollywood, o cinema político italiano, além de produções que refletiram, no calor da hora (ou quase), os conflitos do Vietnã. Destaque para cineastas como Coppola, Altman, Fassbinder, Herzog e muitos outros. Uma década para não esquecer. (Atualizado em 11/02/2018)

Curta o Palavras de Cinema no Facebook

100) Três Mulheres, de Robert Altman

três mulheres foto

99) Tubarão, de Steven Spielberg

tubarão

98) Esta Terra é Minha Terra, de Hal Ashby

esta terra é minha terra

97) Um Lance no Escuro, de Arthur Penn

um lance no escuro

96) As Irmãs Brontë, de André Téchiné

95) Cría Cuervos, de Carlos Saura

cria cuervos

94) Um Dia de Cão, de Sidney Lumet

um dia de cão

93) Esse Obscuro Objeto de Desejo, de Luis Buñuel

esse obscuro objeto de desejo

92) Espantalho, de Jerry Schatzberg

espantalho

91) O Homem de Mármore, de Andrzej Wajda

o homem de mármore

90) Loucuras de Verão, de George Lucas

loucuras de verão

89) Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia, de Sam Peckinpah

tragam-me a cabeça de alfredo garcia

88) A Tocha de Zen, de King Hu

87) Operação França, de William Friedkin

operação frança

86) Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola

um dia muito especial

85) O Show Deve Continuar, de Bob Fosse

o show deve continuar

84) A Batalha do Chile – A Luta de um Povo sem Armas, de Patricio Guzmán

1973, AGOSTO 15.- PARO DE CAMIONEROS

83) A Honra Perdida de Katharina Blum, de Volker Schlöndorff e Margarethe von Trotta

a honra perdida de katharina blum

82) Lacombe Lucien, de Louis Malle

lacombe lucien

81) Iracema, Uma Transa Amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna

iracema

80) Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos, de Jaromil Jires

79) Sob o Domínio do Medo, de Sam Peckinpah

sob o domínio do medo

78) Bye Bye Brasil, de Carlos Diegues

bye bye brasil

77) Manhattan, de Woody Allen

manhattan

76) Amor e Anarquia, de Lina Wertmüller

amor e anarquia

75) Manila nas Garras de Néon, de Lino Brocka

74) Trágica Separação, de Claude Chabrol

trágica separação

73) Muito Além do Jardim, de Hal Ashby

muito além do jardim

72) Jeanne Dielman, de Chantal Akerman

jeanne dielman

71) Lenny, de Bob Fosse

lenny

70) Mad Max, de George Miller

mad max

69) Uma História de Amor Sueca, de Roy Andersson

uma história de amor sueca

68) Suspiria, de Dario Argento

67) Barry Lyndon, de Stanley Kubrick

barry lyndon

66) O Franco Atirador, de Michael Cimino

o franco atirador

65) M.A.S.H, de Robert Altman

mash

64) Prelúdio para Matar, de Dario Argento

63) O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog

enigma de kaspar hauser

62) Violência de Paixão, de Luchino Visconti

violência e paixão

61) Diabel, de Andrzej Zulawski

diabel

60) Saló ou Os 120 Dias de Sodoma, de Pier Paolo Pasolini

saló

59) Cenas de um Casamento, de Ingmar Bergman

cenas de um casamento

58) O Espelho, de Andrei Tarkovski

espelho

57) Os Duelistas, de Ridley Scott

duelistas

56) A Noite Americana, de François Truffaut

a noite americana

55) Performance, de Donald Cammell e Nicolas Roeg

performance

54) Providence, de Alain Resnais

providence

53) A Última Ceia, de Tomás Gutiérrez Alea

a última ceia

52) Os Emigrantes, de Jan Troell

Max von Sydow, Liv Ullman

51) Lilian M: Relatório Confidencial, de Carlos Reichenbach

lilian m

50) A Confissão, de Costa-Gavras

confissão

49) O Mensageiro, de Joseph Losey

mensageiro

48) A Árvore dos Tamancos, de Ermanno Olmi

árvore dos tamancos

47) Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci

último tango

46) O Mercador da Quatro Estações, de Rainer Werner Fassbinder

o mercador das quatro

45) A Longa Caminhada, de Nicolas Roeg

longa caminhada

44) Guerra nas Estrelas, de George Lucas

guerra nas estrelas

43) Corações e Mentes, de Peter Davis

corações e mentes

42) Profissão: Repórter, de Michelangelo Antonioni

profissão repórter

41) As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, de Rainer Werner Fassbinder

lágrimas amargas de petra

40) O Garoto Selvagem, de François Truffaut

o garoto selvagem

39) O Último Magnata, de Eli Kazan

LastTycoon_Still_019.tif

38) Cerimônias, de Nagisa Oshima

37) O Discreto Charme da Burguesia, de Luis Buñuel

discreto charme da burguesia

36) Amor de Perdição, de Manoel de Oliveira

35) Domingo Maldito, de John Schlesinger

domingo maldito

34) O Sopro no Coração, de Louis Malle

sopro no coração

33) Caminhos Perigosos, de Martin Scorsese

caminhos perigosos

32) O Medo Devora a Alma, de Rainer Werner Fassbinder

medo devora a alma

31) A Mãe e a Puta, de Jean Eustache

a mãe e a puta

30) O Açougueiro, de Claude Chabrol

o açougueiro

29) Amargo Pesadelo, de John Boorman

amargo pesadelo

28) Solaris, de Andrei Tarkovski

solaris1

27) Um Estranho no Ninho, de Milos Forman

estranho no ninho

26) Cabaret, de Bob Fosse

cabaret

25) Amarcord, de Federico Fellini

amarcord

24) A Viagem dos Comediantes, de Theodoros Angelopoulos

a viagem dos comediantes

23) O Império dos Sentidos, de Nagisa Oshima

império dos sentidos

22) Uma Mulher Sob Influência, de John Cassavetes

uma mulher sob

21) Cada um Vive Como Quer, de Bob Rafelson

cada um vive como quer

20) O Amigo Americano, de Wim Wenders

o amigo americano

19) Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen

noivo neurótico

18) S. Bernardo, de Leon Hirszman

s bernardo

17) Cinzas no Paraíso, de Terrence Malick

cinzas no paraíso

16) Rede de Intrigas, de Sidney Lumet

rede de intrigas

15) Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick

laranja mecânica

14) A Última Sessão de Cinema, de Peter Bogdanovich

última sessão de cinema

13) Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola

apocalypse now

12) Gritos e Sussurros, de Ingmar Bergman

gritos e sussurros

11) Inverno de Sangue em Veneza, de Nicolas Roeg

inverno de sangue

10) Taxi Driver, de Martin Scorsese

De Niro, como Travis, passa suas noites no interior daquele táxi, com diferentes passageiros: com políticos, prostitutas e homens traídos.

taxi driver

9) A Conversação, de Francis Ford Coppola

O protagonista é o paradoxo: ao mesmo tempo plugado em tudo, ao mesmo tempo separado de todos, solitário, fechado em seu próprio universo. E perseguido.

conversação

8) O Espírito da Colmeia, de Victor Erice

A criança assiste o clássico Frankenstein e tem sua vida transformada em plena época da Guerra Civil Espanhola. Obra-prima sobre o universo infantil.

espírito da colmeia

7) Nashville, de Robert Altman

Para Pauline Kael, este é o filme que mais bem revela a loucura da América. Passa-se na cidade-título, com música country e uma campanha política ao fundo.

nashville

6) O Poderoso Chefão – Parte 2, de Francis Ford Coppola

A continuação é tão boa quanto a primeira parte: tem Pacino mais malvado e, de quebra, De Niro como o jovem Corleone pai, sobre os telhados, transformando-se em assassino.

o poderoso chefão2

5) Aguirre, A Cólera dos Deuses, de Werner Herzog

A viagem a lugar nenhum não poderia terminar bem: uma jangada à deriva e o suposto desbravador sozinho, sobre águas escuras, rodeado de macacos, quase morto.

aguirre

4) O Conformista, de Bernardo Bertolucci

É sobre a alienação humana, também sobre a viagem de descoberta de um soldado de Mussolini e a invasão da libertinagem em tempos hostis. O melhor de Bertolucci.

conformista

3) Chinatown, de Roman Polanski

O diretor de origem polonesa realiza um dos grandes filmes noir americano fora do período noir – e ainda faz a inesquecível cena da faca no nariz de Jack Nicholson.

chinatown

2) Quando os Homens são Homens, de Robert Altman

O faroeste gélido de Altman parece às vezes calculado, às vezes livre. Passa-se em um local cheio de lama, com atiradores, cafetões e prostitutas.

quando os homens

1) O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola

Já foi descrito como um filme de salas fechadas, de sussurros, de mortes nem sempre às claras. É uma obra-prima à qual todo mundo recorre, ora ou outra, para lembrar o cinema perfeito. Começa com uma frase irônica – “Eu acredito na América” – e termina com uma mentira.

o poderoso chefão

Os diretores mais presentes na lista:
Quatro filmes: Francis Ford Coppola e Robert Altman.
Três filmes: Bob Fosse, Nicolas Roeg e Rainer Werner Fassbinder.

Veja também:
Os 100 melhores filmes dos anos 80

15 comentários

  1. Rafael, meus parabéns pela lista dos anos 70. Nossa, que lista bem criterizada e completa. Raro de ver esse tipo de coisa, pois cinéfilos como nós (também mantenho um blog de cinema, OEstadodasCoisasCine) geralmente acabam mais gostando de filmes do que sabendo criterizá-los. E quando junta com falta de conhecimento de história do cinema e de títulos essenciais (que o/a pinta nem sabe que tá deixando de fora) se junta, piora tudo. Mas de longe não é teu caso. Parabéns e abraço.

    1. Obrigado, Daniel. Feliz em saber que gostou e pelas palavras. Realmente é necessário ter critério – ainda que listas sejam todas pessoais e incompletas. Estou sempre preparando algumas, mas quando se tratam de listas longas como esta, eu sempre demoro mais, meses, às vezes mais de um ano fazendo. Volte sempre, grande abraço!

  2. Vi muitos desses e, por acaso revi há poucos dias ,”O Espantalho” e ” O Mensageiro”. Gostei de vê-los na sua lista, pois achei que os dois continuam muito bons. Foi um prazer extra lembrar como o Al Pacino era bom ator desde jovem ( e ainda não tinha os trejeitos que o cacaterizam hoje). Fazendo parceria com o Gene Hackman então…maravilha!

  3. Boa noite
    creio que entre os anos de 1970/1975 assisti um filme que até hoje não saiu de minha mente e gostaria muito de assisti-lo novamente.
    Era mais ou menos assim o filme: tinha um casal de jovens, ele de familia pobre e ela de familia rica, claro que o pai da menina rica não aceitava o relacionamento do casal. Uma outro casal, também ricos e amigos do pai da jovem tiveram um filho homem, mas como namorar com a moça visto que a idade entre os dois era grande? Tiveram uma idéia, vamos congelar a jovem até o menino atingir a idade dela, ai a descongelamos e os dois namoram e se casam. O jovem pobre tomando conhecimento desse fato muito se entristeceu, pois quando a jovem se descongelasse ele estaria velho para ela e seria muito dificil esperar tanto tempo passar, foi ai que em conversa com a jovem resolveram que ele deveria se congelar também pelo mesmo periodo, ele foi para a máquina de congelamento e efetuou o processo, o pai da moça sabendo da situação cancelou o congelamento da moça, ai a moça se desesperou, roubou a maquina com o bloco de gelo contendo o rapaz congelado, pegou um navio e saiu para alto mar para que o sol o descongelasse, durante uma tempestade o bloco de gelo se desprendeu e caiu no mar se afastando do navio, quando o bloco se derrete totalmente o rapaz vai parar num lugar totalmente desconhecido e sem dinheiro começa a trabalhar de garçom para conseguir dinheiro para retornar ao seu lugar de origem.
    É o que me lembro, gostaria muito muito muito de assistir esse filme novamente, se alguem puder me ajudar.

    1. Olá Edmo, ficamos aqui quebrando nossa cabeça para descobrir o filme. Mas, no entanto, não chegamos ao título. Enfim, não reconhecemos. Sinceras desculpas. Em tempo: parece ser um filme bem interessante. Abraços!

  4. dficil contentar a todos, sempre vai faltar alguns como na decada de 70 faltou Patton de 70 varios Oscars, ou ainda Golpe de mestre tambem varios Oscars de 73.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s